Da descoberta a ação: Conheça os 6 gatilhos mentais mais poderosos do Marketing Digital
Os gatilhos mentais são seus maiores aliados na hora de converter seu seguidor em cliente. Você só precisa saber usá-los.
MARKETING DIGITAL
Yse Moura
3/16/20242 min read


O que são gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estímulos emocionais, que induzem a pessoa a agir ou tomar uma decisão. Esses estímulos podem gerar ações como chamar a atenção para uma mensagem e até impulsionar uma decisão de compra.
Os gatilhos mentais são sempre estímulos externos, que despertam emoções positivas ou negativas nos indivíduos que forem expostos a sua mensagem.
Gatilhos mentais mais utilizados
Atualmente existem 21 gatilhos mentais que podem ser usados para trabalhar a percepção de uma marca e converter o engajamento em vendas.
Podemos listar 6 gatilhos mais utilizados no mercado:
Escassez: a oferta é limitada. Isso aciona o próximo gatilho: a urgência.
É a famosa chamada: “Últimas unidades”.Urgência: Associada à escassez, esse gatilho mental estimula as pessoas a tomarem uma decisão rápida e comprarem para não perder a oportunidade. Um ótimo exemplo é o que acontece na Black Friday.
Reciprocidade: esse gatilho mental estabelece uma troca entre quem oferta e quem compra. Exemplo: “Dõe 1 kg de alimento e ganhe um desconto na compra…”
Autoridade: Alguém que passa confiança valida (garante a autenticidade e eficiência) do produto ou serviço. Exemplo: cantores ou artistas fazendo campanha de prevenção ao câncer de mama.
Prova social: várias pessoas atestam que um produto ou serviço é bom dando sua opinião. Exemplo: os populares “unboxes” de produtos nos canais do youtube.
Novidade: o gatilho da novidade chama a atenção de públicos distintos, mesmo daqueles que ainda não conheciam ou não haviam estabelecido relacionamento com a marca. Exemplo: “Conheça o novo restaurante que vai dar o que falar”
Como escolher os gatilhos mentais certos para sua campanha
A eficiência desses e outros gatilhos mentais está relacionada ao conhecimento de seu público e ao contexto social em que ele vive.
O uso inadequado desses gatilhos podem causar desgastes à marca. Um bom exemplo disso foi a campanha “Sem Mimimi”, do remédio Novalfem, com Preta Gil (autoridade).
A ideia era passar a imagem de que o remédio acabaria com as cólicas menstruais (gatilho da satisfação), mas em vez disso, campanha passou a ideia de que as cólicas seriam “desculpas”, para não sair de casa ou realizar qualquer atividade que não fosse de seu interesse da mulher.
Antes de escolher os gatilhos mentais da sua campanha, procure identificar em que momento da jornada do cliente seu público está.
Por exemplo: se a campanha é para captar novos clientes, ou seja, no topo do funil de vendas, gatilhos mentais como: novidade, autoridade ou reciprocidade podem ser mais adequados que escassez e urgência.
Já se o seu público está na etapa de consideração ou relacionamento com a marca, gatilhos mentais como prova social, reciprocidade são mais indicados e podem ser associados ao gatilhos de venda direta.
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