Por que criar um calendário de conteúdo?
O calendário de conteúdo é mais que posts com data marcada. Aprenda a construir o seu e alcançar seus objetivos.
MARKETING DIGITALPRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Yse Moura
3/12/20242 min read


Amado por uns, temido por outros. O calendário de conteúdo é uma ferramenta que costuma ser mal utilizada por parecer um recurso complexo, mas sua aplicação otimiza as rotinas de todo produtor de conteúdo. Entenda:
O que é o calendário de conteúdo?
O calendário de conteúdo, ou calendário editorial, é uma ferramenta indispensável para a organização e otimização do trabalho de todo social media.
É esse calendário que vai orientar a produção do conteúdo para cada rede social, bem como os formatos a serem publicados.
O que muita gente não sabe é que a base de qualquer calendário de conteúdo depende do conhecimento do público-alvo do negócio.
Por que conhecer o público é tão importante antes de produzir conteúdo?
A resposta é simples: conteúdo genérico não engaja. O seu criativo pode ter um design minimalista, mas tem que transmitir uma mensagem que gere identificação com seu público.
Uma vez que você definiu quem é seu público, é hora de procurar conteúdos que capturem sua atenção.
A revista Exame divulgou que 83% dos brasileiros preferem se relacionar com marcas que defendem seus valores.
Portanto, é fundamental produzir conteúdos que aproximem a sua marca ao seu público.
Como encontrar boas ideias para produção de conteúdo
Você já sabe que a internet oferece um mundo de possibilidades quando o assunto é conteúdo, mas onde encontrar conteúdo de qualidade para meu plano de marketing?
Redes sociais - o twitter, agora X, é uma fonte diária de assuntos com altas interações. Além disso, use e abuse dos recursos que cada rede social oferece para interagir com seu público: enquetes, caixas de perguntas, trend “sua vez” etc.;
Marketing de Nostalgia (músicas, filmes, séries, novelas, conteúdo streaming) - seja em suas versões originais, seja em remakes, conteúdos que remetem à infância ou adolescência geram um grande engajamento - muitas empresas promoveram suas marcas surfando na onda de filmes como Barbie, Super Mário e o remake da novela Pantanal.
Datas comemorativas - identifique as principais datas comemorativas e outras datas que possam se relacionar com o seu nicho. São excelentes fontes para a produção de conteúdo educativo e ações de vendas.
Como produzir um calendário editorial de forma eficiente
Agora que você sabe para quem produzir e onde encontrar conteúdos que gerem valor, conheça os 5 passos para produzir um calendário de conteúdo eficiente.
1. Defina a Meta Mensal - Seu objetivo é conhecimento da marca? Relacionamento? Venda?
2. Cenário do mês - Sazonalidade. Há eventos que possam se relacionar com seu negócio como férias, carnaval, páscoa…?
3. Planejamento Macro - Uma vez que você respondeu às perguntas anteriores, é hora de procurar ideias de conteúdo para suas redes sociais.
4. Planejamento Micro / Produção de ideias - Esse é o momento de produzir seu calendário de editorial e o conteúdo a ser publicado (criativo, copy, palavras-chave).
5. Gestão das redes sociais - é a hora de publicar e engajar.
Agora que você já conhece todo o processo para criação de um calendário de conteúdo eficiente, é hora de treinar. O Treinamento Social Media 360 está com vagas abertas para a nova turma.
Você terá um treinamento online e ao vivo, que vai te ensinar a otimizar sua produção de conteúdo para redes sociais de seus clientes. Mas corra! As vagas são limitadas.