Posts orgânicos no Instagram ainda vendem?
Como posts orgânicos podem ser decisivos na hora de realizar uma compra.
MARKETING DIGITAL
Yse Moura
3/15/20243 min read


As redes sociais estão cada vez mais profissionais e há uma grande disputa pela audiência de seus usuários.
Uma das formas de chamar atenção é através do tráfego pago, mas para otimizar seus resultados é importante investir em tráfego orgânico.
Tráfego Orgânico e Tráfego Pago: a dupla dinâmica do marketing digital
Tráfego Orgânico e Tráfego Pago são estratégias de marketing digital complementares e devem ser bem planejadas para atrair o público certo na hora certa.
Os dois irão atrair o público para seu site ou seu perfil, mas ter conteúdo orgânico (posts orgânicos) relevante fará com que o visitante se torne seguidor e comece a consumir seu conteúdo antes de comprar.
Quantas vezes você visitou um perfil e desistiu de comprar por ver que ele não tinha um conteúdo atrativo ou estava “abandonado” (sem atualizações)?
Seu cliente pensa da mesma forma, por isso é fundamental ter um bom planejamento de conteúdo.
O Instagram vai me ajudar a vender?
O Instagram se tornou uma importante ferramenta de pesquisa de uma marca. A pesquisa encomendada pelo Facebook inc. 83% dos entrevistados usam o instagram para pesquisarem novos produtos e serviços.
Já 80% dos entrevistados usam o Instagram para decidir sobre uma compra.
Quem nunca pesquisou um restaurante no Ifood e foi pesquisar o perfil no Instagram?
Portanto, ter um Instagram atrativo, organizado e com conteúdo relevante para seu público fará com que você venda, mesmo sem criar uma campanha de tráfego pago para cada produto ou serviço que seu negócio oferece.
Engajamento para Instagram: como aumentar o alcance do seu tráfego orgânico
Uma vez que você definiu quem é seu público e seu cronograma de conteúdo (leia o artigo sobre sazonalidade) é hora de maximizar as oportunidades de engajamento, ou seja, você deve entender como o instagram entrega seu conteúdo para que seus posts orgânicos tenham um melhor alcance.
Entregue conteúdo relevante para seu público e adicione CTAs (chamadas para ação)
Pode ser um convite para interagir, pedir que deixem suas opiniões nos comentários ou fazer uma oferta para seu produto ou serviço.
Utilize outros recursos de interação como caixas de perguntas, enquetes e trends que possam ser associadas a sua marca.
Invista no SEO e hashtags
O search engine optimization (SEO) é o sistema de otimização de pesquisa que ajuda os sites de busca como o Google a indicar seu perfil no instagram como uma opção de pesquisa. Por isso é importante ter uma legenda atrativa para suas publicações.
As hashtags são outro recurso que irão facilitar a indicação do seu perfil ao SEO. Pesquise por hashtags que se relacionam com seu conteúdo e estão em alta, ou seja, são as mais procuradas por seu público.
Teste diferentes formatos
Ao pensar em um conteúdo, pense como pode adaptá-lo aos diferentes formatos que o instagram oferece: feeds, carrosséis, stories e reels. A Hootsuite criou um guia completo para lhe ajudar a criar e editar seus reels no próprio instagram.
Ter posts atrativos e saber usar os recursos que o Instagram oferece são fundamentais para que seu conteúdo seja distribuído organicamente, pois o algoritmo do Instagram identifica que aquele conteúdo é relevante e passa a distribuí-lo para mais pessoas com características semelhantes aos seus seguidores.
E se você quiser aprender mais sobre como criar um planejamento de conteúdo para Instagram e outras redes sociais de forma consistente e eficaz, participe da próxima turma do Treinamento Social Media 360. O treinamento Social Media é prático, didático, online e ao vivo.